P Q R

Pirataria Moderna É Crime!

Este novo conceito de pirataria, que na verdade não é tão moderno assim, se refere às cópias, vendas e distribuições de alguns produtos que são comercializados sem o devido pagamento dos direitos autorais. Seja o que for, plágio ou cópia de uma obra para qualquer finalidade é crime de acordo com legislação que protege propriedades artísticas ou intelectuais.

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-Rio em parceria com o Instituto Ipsos concluiu que quase metade da população brasileira (42%) utiliza produtos pirateados.

No site do Ministério da Justiça contém um link desenvolvido especificamente para o combate à pirataria no Brasil. Estão tentando ao menos. O chamado "Plano de Ação" é enorme. Há uma relação de ações priorizadas com 99 itens. Quase que deu para fazer uma lista de 101 soluções para a pirataria no Brasil. A intenção principal é conscientizar, informar e criar meios para solucionar o problema. Existem três formas básicas de pirataria. A pirataria intencional visando lucro com intuito de ganhar dinheiro de forma fácil e imoral, a pirataria intencional não visando lucro, ou seja, sem a pretensão de se fazer dinheiro e a pirataria inocente muitas vezes praticada por pura ignorância.

Pirataria Intencional Visando Lucro

Este tipo de pirataria é praticado por pessoas mesmo sabendo que é ilícito o que praticam não se importam, pois, o que realmente querem é ganhar dinheiro de forma embusteira e imoral. Não têm nem um pouco de comiseração para com os verdadeiros merecedores dos lucros daqueles produtos que comercializam ilegalmente. São fraudulentos e querem continuar no mundo da criminalidade.

Pirataria Intencional Não Visando Lucro

Os praticantes deste tipo de pirataria, moralmente falando, não são diferentes dos supracitados, porém, não têm o interesse em ganharem a vida com este ramo. Mas, não significa que a prática não seja por causa de dinheiro, pois, o maior argumento para o delito é o custo altíssimo dos originais. Os mais audaciosos até argumentam que se realmente fosse uma prática ilegal não seria possível comprar legalmente copiadoras. Estes e outros argumentos fracos mostram a falta de interesse em abandonar a delinqüência e só para não deixar dúvidas as copiadoras com certeza não são vendidas legalmente para prática ilegais e sim com finalidades legitimas e necessárias.

Pirataria Inocente Por Pura Ignorância

A ignorância aqui não é sinônima de estupidez e sim da ausência de conhecimento ou falta de saber. Com estes piratas o “Plano de Ação” do Ministério da Justiça poderá ser eficaz. Acredito que muitos pecam porque não sabem o que fazem. De fato, alguns poucos ao serem informados abandonarão a prática. Uma grande parte continuará por estar acostumada e com a consciência cauterizada. Estes aumentarão o grupo dos que praticam a pirataria intencionalmente.

Reflexão

Pense nisto: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirataria_moderna

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u111623.shtml

http://www.mj.gov.br/combatepirataria

http://www.brasil.gov.br/noticias/em_questao/.questao/eq468